sábado, 12 de junho de 2010

Queda do Império Romano - Júlio Cesar [PARTE 1]

Império Romano - Júlio césar parte 2/4

Estatua de Júlio César em Roma

Coliseu Romano

A crise do império

 Grandioso e imponente, o Império Romano também tinha muitas contradições. Foi mergulhando em crises cada vez maiores até que sucumbiu diante dos avanços dos povos bárbaros (séc. V d.C.). Todavia, muitos valores romanos seriam conservados por séculos e séculos, ligados a uma nova visão de mundo que varreria a Europa de ponta a ponta. Essa nova visão de mundo estava ligada à religião cristã.

Roma é de César

Voltando a Roma, Júlio César proclamou-se ditador vitalício. Era cônsul e tribuno da plebe ao mesmo tempo. O Senado ainda funcionava, mas cada vez com menos poderes.
Muitos senadores temiam a ditadura suprema de César. Então começaram a conspirar contra ele. Finalmente, de surpresa, atacaram César e o assassinaram a facadas.
Nos seus últimos suspiros, César percebeu que estava sendo apunhalado até mesmo por seu filho adotivo, Brutus. E ntão, exclamou desiludido: ''Até tu, Brutus?'' Essa frase ficaria gravada na história como símbolo da decepção.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Queda do império romano Julio César Legendado PARTE 2 PT

Júlio César no Egito

Comandando o exército romano, Júlio César dirigiu-se ao Egito. Chegando lá, havia uma disputa de poder entre os filhos do falecido rei egípcio: Ptolomeu e sua Irmã Cleópatra. Inteligente, ambiciosa e belíssima, cleópatra virou a cabeça do veterano general. César se apaixonou loucamente por ela.
Numa operação arriscada, interveio em Alexandria e acabou colocando Cleópatra no trono. Depois, César teve de partir (47 a.C) para Roma , pois a grande luta pelo poder continuava.

O Primeiro Triunvirato

As ameaças dos poderosos contra a república não paravam. Agora, elas vinham de três homens: Pompeu, Júlio César e Crasso.
Pompeu era um general famoso. Quando voltou a Roma em (62 a.C), encontrou a multidão com olofite de escravos e maravilhosas riquezas obtidas com a luta. Era muito bonito, racional, e adorado.
Crasso era uma pessoa muito rica é também militar.
A maioria da sua fortuna vinha de suas atividades de banqueiro: emprestava uma parte com a combinação de a pessoa, mais parte, pagar uma quantidade maior do que a que fora emprestada.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Spartacus

A história da escravidão em Roma é também a história das rebeliões dos escravos. Para obter submissão, os senhores castigavam brutalmente os desobedientes e premiavam os cativos que aceitavam. Nada disso impediu que estourassem revoltas.
A mais famosa das insurreições foi liderada pelo grego Spartacus, que era um gladiador (escravo especializado em lutar com os outros num estádio, para a diversão dos espectadores). Spartacus e mais 200 gladiadores começaram a revolta. Escaparam para o monte Vesúvio e de lá partiram para atacar fazendas e libertar os companheiros de sofrimento. Em pouco tempo Spartacus reuniu milhares de homens fiéis e formou um extraórdinario exército rebelde.
O objetivo de Spartacus era fugir da Itália, chegar a Grécia e a Gália, de onde os escravostinham montanhas muito altas e frias, impossíveis de atravessar com tão poucos recursos. Então, buscou ir até o sul, para sair da Sicília por mar. Chegando lá, deu dinheiro para sair comprar navios dos piratas e foi enganado por eles. Que azar!
Os soldados de Spartacus estavam divididos. Muitos preferiam ficar na Itália e lutar pela liberdade e por um pedacinho de terra.
Até que chegou o poderoso exército romano e encurralou Spartacus. Ele lutou como um leão e mostrou-se brilhante estrategista. Mas acabou sendo derrotado e morto no campo de batalha.
Como castigo, os romanos crucificaram seis mil escravos.

O Império Romano

O exército foi se tornando fundamental para definir tinha reinado político em Roma.
O comando que conquistasse o apoio de suas tropas poderia sonhar a ser umm rei um dia.
Foi desse jeito que o general Júlio César chegou à testa do governo. Mas reuniu tantos reinados que foi morto por senadores que diziamestar defendendo a integridade da República.
Pouco a frente, porque o general Otávio acabou se metendo. Ele decretou o fim da república.
Então,Roma passou a ser reinada pelos imperadores.
Foi um ano de glória para os romanos. Seu império dominava quase toda a Europa e uma parte da África e da Ásia.