quinta-feira, 10 de junho de 2010

Spartacus

A história da escravidão em Roma é também a história das rebeliões dos escravos. Para obter submissão, os senhores castigavam brutalmente os desobedientes e premiavam os cativos que aceitavam. Nada disso impediu que estourassem revoltas.
A mais famosa das insurreições foi liderada pelo grego Spartacus, que era um gladiador (escravo especializado em lutar com os outros num estádio, para a diversão dos espectadores). Spartacus e mais 200 gladiadores começaram a revolta. Escaparam para o monte Vesúvio e de lá partiram para atacar fazendas e libertar os companheiros de sofrimento. Em pouco tempo Spartacus reuniu milhares de homens fiéis e formou um extraórdinario exército rebelde.
O objetivo de Spartacus era fugir da Itália, chegar a Grécia e a Gália, de onde os escravostinham montanhas muito altas e frias, impossíveis de atravessar com tão poucos recursos. Então, buscou ir até o sul, para sair da Sicília por mar. Chegando lá, deu dinheiro para sair comprar navios dos piratas e foi enganado por eles. Que azar!
Os soldados de Spartacus estavam divididos. Muitos preferiam ficar na Itália e lutar pela liberdade e por um pedacinho de terra.
Até que chegou o poderoso exército romano e encurralou Spartacus. Ele lutou como um leão e mostrou-se brilhante estrategista. Mas acabou sendo derrotado e morto no campo de batalha.
Como castigo, os romanos crucificaram seis mil escravos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário